PROPOSTA PARA O ESTABELECIMENTO DE RELA͇͕ES INTERDISCIPLINARES ENTRE A MATEMÍTICA E A INTRODUDO Í€ ECONOMIA NO CURSO DE CIÍŠNCIAS ECONÍ”MICO - JURÍDICAS DAS ESCOLAS DE 2º CICLO DE ENSINO SECUNDÍRIO EM ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.47230/unesum-ciencias.v1.n1.2017.20Resumen
PROPOSAL FOR THE ESTABLISHMENT OF INTERDISCIPLINARY RELATIONS BETWEEN MATHEMATICS AND THE INTRODUCTION TO ECONOMICS IN THE ECONOMIC - LEGAL SCIENCES COURSE OF SECONDARY SCHOOLS IN ANGOLA
RESUMODurante o processo de estagio pedagógico desenvolvido na escola de 2º ciclo de ensino secundÍ¡rio “11 de novembroâ€, de Luena, Moxico, no ano acadͪmico 2016, identificou-se que o processo de ensino aprendizagem da escola nÍ£o tem em conta a interdisciplinariedade como princÍpio didÍ¡tico. Pelo que o presente artigo apresenta uma proposta que permite estabelecer relaͧ͵es interdisciplinares na disciplina de MatemÍ¡tica 11ª classe, com a disciplina Introduͧͣo Í Economia do curso de Ciͪncias Económico & JurÍdicas, das escolas de 2º ciclo de ensino secundario, de Angola, a traves da resoluͧͣo de problemas que envolvem situaͧ͵es econÍ´micas que tem que ver com creditos e juros por medio do sistema de conhecimentos sobre sucess͵es numéricas.
PALAVRAS-CHAVES: Relaͧ͵es interdisciplinares, MatemÍ¡tica, Introduͧͣo Í Economia.
ABSTRACT
During the process of pedagogical internship developed at the secondary school "11 de novembro", from Luena, Moxico, in the academic year 2016, it was identified that the process of teaching learning of the school does not take into account interdisciplinarity as a principle didactic. Therefore the present article presents a proposal that allows to establish interdisciplinary relations in the discipline of Mathematics 11th class, with the discipline Introduction to Economics of the course of Economic - Legal Sciences, of the secondary schools of Angola, through the resolution of problems that involve economic situations that have to do with credits and interest through the system of knowledge on numerical successions.
KEYWORDS: interdisciplinary relations, Mathematics, Introduction to Economic.
Descargas
Citas
Abreu, R. R. (1994). Modelo teórico bí¡sico de la Pedagogía Profesional. La Habana. ISPETP.
ílvarez de Zayas, C. M. (1999). Didí¡ctica: La escuela en la vida. (2da. ed.). La Habana: Pueblo y Educación.
ílvarez, M. (1999). La interdisciplinariedad en el departamento de Ciencias Exactas de la Educación Media. En resíºmenes del Primer Congreso Internacional de Didí¡ctica de las Ciencias.
Aragón, C. A. (2002). La formación y superación del personal docente en la educación tí©cnica y profesional. Encuentro de gestores de educación tí©cnica de Europa y Amí©rica Latina. Ciudad de la Habana.
Ballester P. S. (et al) 2000. Metodología de la enseí±anza de la Matemí¡tica tomo I. La Habana: Pueblo y Educación.
Campistrous, L. & Rizo, C. (2001) Aprender a resolver problemas aritmí©ticos (3ra. ed.). La Habana: Pueblo y Educación.
Cartay, R. (1983). Los equipos interdisciplinarios. Planiuc, 2 (3), 123-135.
Coletivo de autores (2002). Programa de Matemí¡tica (írea de Ciíªncias Econí´mico – Jurídicas) 11ª classe. Material impresso.
Coletivo de autores (2011). Coleí§í£o de dossiíªs de curso formaí§í£o científica. írea de Formaí§í£o: Ciíªncias Econí´mico -Jurídicas. Angola: Edií§íµes Reditep.
Fazenda, I. (1994). Prí¡ticas interdisciplinares na escola. Sí£o Paulo: Cortez.
Ferní¡ndez P., M. (1994). Las tareas de la profesión de enseí±ar. Madrid: Escuela Espaí±ola.
Ferní¡ndez de Alaiza, B. (2000). La interdisciplinariedad como base de una estrategia para el perfeccionamiento del diseí±o curricular de una carrera de ciencias tí©cnicas y su aplicación a la Ingeniería en Automí¡tica en la Repíºblica de Cuba. Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas. Ciudad de La Habana.
Ferreira, M. A. (2014). Matemí¡tica 11a classe. Angola: Porto Editora.
Fiallo R., J. (1996). Las relaciones intermaterias: una vía para incrementar la calidad de la Educación. La Habana: Pueblo y Educación.
Fiallo R., J. (2001). La interdisciplinariedad en la escuela: de la utopía a la realidad Curso Prerreunión, Evento Internacional de Pedagogía 2001. Ciudad de La Habana.
Friedman, M. L. (1993). Metodología para enseí±ar a los estudiantes del nivel superior a resolver problemas de matemí¡tica. Mí©xico: Sonora.
Maí±alich S., R. (1998). Interdisciplinariedad y didí¡ctica. Educación. 2(8).
Martínez Leyva, C. (1989). La noción de Interdisciplinariedad en el programa de formación docente del CISE. Perfiles Educativos, 43(44), 68-75.
Murcia, F.J. & Tamayo, T.M. (1982). Investigación e interdisciplinariedad. Bogotí¡: Universidad de Santo Tomas.
Níºí±ez Jover, J. (1998). Algunas nociones de interdisciplinariedad y los sistemas complejos. La Habana. Material impresso.
Perera, F. (1998) Interdisciplinariedad en los Departamentos de Ciencias. Material para el postgrado a los J. Dpto. de Ciencias de la enseí±anza media. ISPEJV. La Habana.
Santos Trigo, L. M. (1994). La resolución de problemas en el aprendizaje de la Matemí¡tica. Cuaderno de Investigación n° 28.
Rodríguez Neira, T. (1997). Interdisciplinariedad: Aspectos bí¡sicos. Aula Abierta, 69, 3-21.
Rohn, K. (1984). Consideraciones acerca de la enseí±anza problí©mica en la enseí±anza de la Matemí¡tica. La Habana: Boletín Sociedad Cubana de Matemí¡tica.
Santomí©, J. T. (1997). La globalización como forma de organización del currículo. Educación, 282, 103-130.
Santomí©, J. T. (1998). Globalizaí§í£o e interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Mí©dicas.
Veiga Neto, A. (1994). Interdisciplinaridade: uma moda que estí¡ de volta? Sistematizaí§í£o de ideias apresentadas pelo autor no seminí¡rio internacional sobre reestruturaí§í£o curricular: Secretaria Municipal de Porto Alegre - SEMED.
Veiga Neto, A. (1997). Currículo e Interdisciplinariedad. Em Currículo, questíµes atuais. Sí£o Paulo: Papirus.